segunda-feira, 7 de maio de 2012


Amolação e Afiação


O segredo para o uso apropriado e eficiente de qualquer faca é certificar-se de qualquer faca é certificar-se de que esta amolada. Uma faca com lâmina afiada sempre trabalha melhor e com mais segurança, pois corta facilmente. As lâminas das facas são afiadas numa pedra de amolar e a manutenção, entre uma afiação e outra, é feita amolando – as com uma chaira.


As pedras de amolar – São essenciais para a manutenção adequada das facas. Amole a lâmina passando o fio sobre a pedra num ângulo de 20º. A granulação – o grau de aspereza ou finura da superfície da pedra – desgasta o fio da lâmina, afiando-o.

Ao amolar a faca comece sempre usando a superfície mais áspera da pedra, e depois passe para a superfície mais áspera da pedra, e depois passe para superfície mais fina.

Deve-se usar uma pedra com granulação fina para facas para desossar e outros utensílios dos quais se exige uma lâmina particularmente afiada. A maior parte das pedras pode ser usada ou seca ou umidificada com águas ou óleo mineral.

As pedras de carborundum – Têm um lado fino e um lado médio.


As pedras do Arkansas – Estão disponíveis com muitos graus de aspereza. Algumas consistem em três pedras, com graus variáveis de aspereza, montadas em uma roda.


As pedras de diamante industrial - Também estão disponíveis. Embora caras, são as preferidas de alguns chefs, que julgam que essas pedras afiam melhor a lâminas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário