segunda-feira, 7 de maio de 2012


Bouquets, Sachets e Oignon Brûlé


São três preparações aromáticas a todo o momento solicitadas pelas receitas. Essas combinações de vegetais, ervas aromáticas e especiarias têm a finalidade de sublinhar e sustentar os sabores de um prato. Acrescentam sabor ao fundos, molhos e sopas, imprimindo suavemente seu aroma no liquido. Essas preparações aromáticas são adicionadas durante o processo de cocção.

 Os bouquets e sachets são, costumeiramente, amarrados juntos para que possam ser retirados com facilidade depois que a quantidade de sabor desejada tenha sido extraída, mesmo antes que todos os ingredientes do prato tenham terminado de cozinhar.

Bouquet garni – É feito de ervas e vegetais frescos, amarrados juntos. Caso se use um alho-poró para embrulhar os outros ingredientes do bouquet garni, ele deve ser bem lavado antes. Corte um pedaço de barbante longo e bastante para sobre o tanto suficiente para prender o bouquet ao cabo da panela. Isso facilita retirar o bouquet quando for a hora.


Ingredientes - Bouquet garni 


Folha de alho-poró – 0,100 Kg


Talos de salsa – 4 unidades


Folhas de tomilho – 1 unidade


Louro – 1 unidade


Folhas de salsão – 3 unidade

  • Salvia, Alecrim e outras ervas podem ser acrescentadas ou substituídas de acordo com o sabor desejado, ou ingredientes disponíveis.


Sachet – Contém ingredientes como grãos e pimenta-do-reino, outras especiarias e ervas. Os temperos são, muitas vezes, amarrados em um saquinho de musselina, nas receitas que não são coadas depois de cozidos. Pode se usar um sachet “solto”, constituído apenas das ervas e especiarias adicionadas diretamente a uma receita, sem amarrar, quando os ingredientes serão coados depois que o prato estiver pronto. O buquet ou sachet padrão pode ser modificado um pouco. O sachet infunde sabor no liquido, do mesmo modo que o saquinho de chá e usado para preparar uma xícara de chá.

Ingredientes – Sachet d’ épices
Talos de salsa – 4 unidade

Folhas de salsa – ½ colher de chá

Folhas de tomilho – 1 unidade

Louro – 1 unidade

Pimenta-do-reino – 4unidade

Alho (opcional) – 1 dente
  • Um sachet d’épices é suficiente para aromatizar 4 litros de líquido.
  • Cravo da índia, Endro-Dill, Anis estrelado, Coentro, Zimbro, e outras ervas e especiarias podem ser utilizadas de acordo com a receita.

Oignon brûlé – (cebola queimada) e o Oignon piqué (cebola furada ou perfurada) são ingredientes aromatizados baseados em cebola inteiras, divididas ao meio ou cortadas em quatro. 

O oignon Brûlé é feito da seguinte maneira: descasca-se a cebola, corta-se ao meio e tostam-se as superfícies cortadas em uma panela seca. É usada em alguns fundos e consommés para lhes conferir uma cor marrom-dourado.


 O oignon pique é preparado introduzindo-se alguns cravos-da-índia inteiro e uma folha de louro numa cebola. É usada para aromatizar o molho béchamel e algumas sopas. 


Nenhum comentário:

Postar um comentário