domingo, 6 de maio de 2012


Lâminas



  • Atualmente, o material mais freqüente usado para fabricar lâminas é o aço inoxidável de alto carbono. Mas há outros materiais disponíveis, como o aço inoxidável e o aço carbono.

  • Embora as laminas de aço carbono aceitam melhor a afiação do que as de aço inoxidável ou de aço de alto carbono, porem o fio é mais resistente. Alem disso, as laminas de aço de carbono perdem a cor quando entram em contato com ácidos. O metal é frágil e pode se quebrar facilmente sob pressão.

  • O aço inoxidável e bem mais forte do que o aço carbono, não perde açor e nem enferruja. É difícil conseguir uma boa afiação numa lamina de aço inox, embora, uma vez obtido, ela dure mais do que a afiação na lâmina de aço carbono.

  • O aço inoxidável de alto carbono é uma novidade relativamente recente, que combina as vantagens do aço carbono e do aço inoxidável. A porcentagem mais alta de carbono permite que a lâmina aceite e mantenha melhor a afiação. O melhor tipo de lamina para uso geral é a forjada a partir de uma falha no metal e trabalhada de modo a diminuir uniformemente de grossura da espinha ao fio, sem qualquer chanfradura.

  • Há lâmina feita pela combinação de duas falhas de metal. Os fios são, então chanfrados ou acanelados.


1) Fio, 2) Vazado, 3) Ricasso, 4) Empunhadura, 5) Pomo, 6) Furo de artilho, 7) Guarda, 8) Cava de Sangria, 9) Dorso, 10) Falso fio.


Nenhum comentário:

Postar um comentário